top of page

SOBRE MIM

Paulo Cordeiro Coaching Pessoal

O medo e a sensação que existia algo de errado comigo, fizeram ao longo de muitos anos, parte da minha experiência. Com 4 anos eu já dizia à minha Mãe que "tinha medo de tudo". Com o passar dos anos e por falta de maturidade e consciência, fui procurando esconder o medo e a sensação de inadequação o melhor que conseguia, sem realmente me aperceber que o estava a fazer. Cheguei a ter ataques de pânico, a sentir muita ansiedade e cheguei mesmo a tomar comprimidos para a depressão.

Ao longo do tempo fui, inconscientemente, procurando formas de compensar esse medo e de procurar obter a segurança que necessitava. Procurei em vários relacionamentos, uns de longa duração e outros ocasionais, procurei em vários empregos que tive e procurei também na espiritualidade, acreditando que se eu conseguisse ser de determinada forma, ia sentir-me feliz e em paz. Pois é, nada disto resultou, contudo ganhei muita maturidade, experiência e consciência ao longo dessa jornada. Ganhei muita consciência dos padrões em que atuava e que serviam para me esconder, e esconder as partes de mim que achava serem erradas.

Em 2017, senti que a minha vida começou a ir para outro caminho. Um caminho mais verdadeiro e honesto, mas mesmo assim eu lá ia encontrando forma de querer saltar etapas e não lidar com as emoções e pensamentos que tinha aprendido a esconder. Durante esse período especializei-me em várias áreas, li bastantes livros, e tive muitas experiências tanto em Portugal como na Europa. Posso dizer que tive momentos muito bons em que aquela sensação de liberdade e alegria estavam a renascer, mas depois, sem me aperceber novamente, fui caindo em padrões habituais e passado algum tempo tive um esgotamento. A tentativa de querer sempre fazer mais, e a contínua fuga às minhas emoções e necessidades, levou o meu corpo a dizer “já chega”.

 

Cheguei mesmo a estar 3 meses em casa doente e com muitas dores no meu corpo, e não tinha sequer energia para fazer aquelas coisas que antes fazia mais facilmente. Dores crónicas, problemas digestivos, enxaquecas, apatia, ansiedade, noites agitadas e sentir-me sem energia para fazer as coisas que queria fazer, eram apenas alguns dos sintomas  bastante presentes.

 

Hoje, consigo dizer que foi a melhor coisa que me aconteceu, pois obrigou-me a parar de fugir de mim, e a aprender a respeitar e honrar as minhas necessidades. Fez-me começar a reconectar-me com o meu corpo e com as minhas emoções. Ao fazer esta jornada interna, fiquei surpreso como é que era possível ter vivido tantos anos desconectado do meu corpo, em modo sobrevivência. Ajudar o meu corpo a autorregular o sistema nervoso, passou a ser a minha prioridade máxima. Após ter praticado e experimentado muita coisa, fui descobrindo aquilo que melhor funcionava e que o ajudava a sentir-se mais seguro. Além disso, afastei-me de algumas pessoas e comecei a conectar-me com outras, mudei alguns hábitos diários e também as minhas prioridades. Sabia, que se queria voltar a sentir-me livre no meu próprio corpo, necessitava de tomar decisões importantes que ajudassem o meu corpo e sistema nervoso a voltar a um estado natural de equilíbrio. A minha forma de ver a vida começou a mudar e todo este processo de autodescoberta e transformação, fez com descobrisse partes de mim que tinha aprendido a reprimir e suprimir (e que continuo a descobrir), e também com que o meu sistema nervoso se fosse tornando gradualmente mais resiliente, e com isso sentir-me mais equilibrado, empoderado e enraizado.

 

Esse é o meu convite nas sessões que realizo. De uma forma habilidosa, empática e segura, guiar homens e mulheres nesta jornada de reconexão com a naturalidade e livre expressão de cada um. Apoiar cada pessoa neste processo de autorregulação do seu sistema nervoso, para que o mesmo possa processar a energia passada que ficou bloqueada e estagnada, e dessa forma, o corpo voltar para um estado natural de equilíbrio emocional, energético e físico. Só necessitamos de ajudá-lo a fazer esse trabalho, e para isso é prioritário aprender a escutá-lo e respeitá-lo.

 

Toda a nossa experiência de vida, é ditada pelo estado do nosso sistema nervoso. Ao nos reconectarmos com o nosso corpo e emoções, estamos a construir um sistema nervoso resiliente, empoderado e capaz de lidar com as adversidades do dia a dia. Com isso, todas as áreas da nossa vida começam a melhorar. Sentimo-nos tranquilos mas com energia, mais confiantes e com um sentimento de poder pessoal, e mais independentes e autónomos para criarmos o estilo de vida que realmente valorizamos.

AS MINHAS ÁREAS DE FORMAÇÃO

Certificação em NLP Master Coaching

Certificação em NLP Master Practitioner

Certificação em NLP Time Line therapy master practitioner

Certificação Life Purpose Coaching

Certificação em Hipnoterapia Transpessoal pela DGERT

Certificação Terapeuta de Shiatsu pelo IMT Lisboa

Participação na Osho Humaniversity - School for Masters

Ao longo dos anos fui adquirindo experiência em diferentes áreas
(auto-desenvolvimento)

Psicologia

Trauma

Terapia Corporal (Bioenergética)

Educação Somática 

Meditação

Meditações ativas

Ayurveda

Yoga

Qiqong

Paulo Cordeiro Coaching Pessoal
bottom of page